Páginas

sábado, 16 de julho de 2011

A MALDIÇÃO DE NOÉ SOBRE CANAÃ

     Canaã [terra de mercador; terra do comerciante] o quarto filho de Cam,  e neto de Noé. (Gn 9:18; 10:6, 1Cr.1:8)
     O registro bíblico menciona apenas Cam, pai de Canaã, ter visto a nudez de seu pai . A pergunta é: Qual a razão de ter sido Canaã, em vez de Cam, o objeto dessa maldição? Gênesis 9:24 declara que , quando Noé despertou dos efeitos do vinho, soube o que lhe havia feito  o filho mais moço.  Logo entendemos que não está se referindo a Cam, pois o filho mais moço de Noé é Jafé(Gn 9:18 - Jafé é alistado como o último filho de Noé), mas  do filho mais moço de Cam, que é Canaã(10:6 - Canaã é alistado como o último filho de Cam). Por isso que a maldição foi lançada em Canaã e não em Cam. 
          DESCOBRIR A NUDEZ   

     O que significa descobrir a nudez  de alguém? Em Gênesis 9:22 diz Cam, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai. Talvez indique certo abuso( ou uma tetativa de abuso interrompida por Cam, pois a bíblia não dá indício de fato consumado) ou perversão que envolvia Canaã, é uma conclusão razoável. Na maioria dos casos em que a bíblia fala de  se descobrir a nudez ou de ver a nudez de outrem, quer-se dizer incesto ou outros pecados sexuais (Levítico 18:6-19, 20:17,19-23) . Assim é possível que Canaã tenha cometido ou tentado cometer algum abuso contra o inconsciente Noé. Sem e Jafé desviando os rostos  e andando de costas, cobriram a nudez de seu pai com uma capa sobre seus próprios ombros sem que a vissem(Gn 9:23)
     Devemos notar, contudo, que embora Cam tivesse outros filhos além de Canaã( Cuxe, Misraím e Pute) a maldição foi para Canaã e seus descendentes, isto é, os cananeus da palestina ,e não Cuxe e Pute, que se tornaram os ancestrais dos Etíopes e dos povos negros da África. Não há lugar para racismo aqui, não se trata de uma maldição dirigida aos negros Africanos.
     É verdade também que as cidades de Sodoma e Gomara eram habitadas pelos descendentes de Canaã, e que a prática homossexual era comum, e que esse foi um dos motivos de Deus ter execultado o seu juizo sobre essas cidades e que o termo sodomia tornou-se sinônimo de homossesualismo. Todavia vale salientar que a maldição de Noé nada tem haver com essa prática,(apesar de tudo que foi dito sobre Canaã e seu desrespeito para com se pai Noé) e sim com a subjugação dos descendentes de Canaã para com Sem e Jafé e consequentemente seus descendentes.
     Maldito seja Canaã; seja servo dos servos  a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o Senhor Deus de Sem;  e Canaã lhe seja servo, Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo. (Gn 9:25-27) . A maldição sobre Canaã teve seu cumprimento  séculos após o seu pronunciamento, quando os descendentes de Canaã foram subjugados pelos Israelitas semitas, vindo a estar posteriormente  sob o domínio das potências Jaféticas da Medo-Pérsia, Grecia e Roma. O nome Canaã se aplica tanto a raça que descendeu do filho de Cam, quanto a terra em que eles residiram.

[8baal.jpg]
deuses cananeus