Páginas

sábado, 2 de julho de 2011

JESUS É O CRISTO

          GNOSTICISMO JUDAIZANTE

     Cerinto, o mentor dos judaizantes, teve ligações com os ebionitas no final do primeiro século.(ebionitas- judeus cristãos que negavam a divindade de Cristo e rejeitavam todos os evangelhos exceto o de Mateus). Cerinto negava o nascimento virginal de Jesus Cristo. Segundo ele, Jesus foi concebido normalmente de José e Maria, e a sua sabedoria e poderes sobrenaturais lhe advieram pelo recebimento do Espírito Santo, no seu batismo, perdendo tudo quando foi crucificado e voltando à condição original.
     Cerinto era um gnóstico que residia em Éfeso e foi contemporâneo e adversário de João. Sabemos dele principalmente por Irineu e Eusébio. Irineu registra em ADVERSUS HAERESES a famosa historieta contada por Policarpo, bispo de Esmirna, que diz que "João, o discípulo do Senhor, indo banhar-se em Éfeso, e percebendo que lá estava Cerinto, correu para fora da casa de banhos sem se banhar, exclamando, "Fujamos, não suceda que até a casa de banhos caia por terra, por que Cerinto, o inimigo da verdade, está lá dentro!". Irineu já nos dera um relato das idéias heréticas de Cerinto no livro I dessa mesma grande obra, contra as heresias. Diz ele que Cerinto, "apresentava Jesus como não tendo nascido de uma virgem, mas como sendo filho de José e Maria segundo o curso comum da geração humana, enquanto  que era, não obstante, mais justo, prudente e mais sábio do que os outros homens. Além disso depois do seu batismo, Cristo desceu sobre ele, em forma de pomba, vindo do supremo regente, e que depois proclamou o desconhecido Pai, e realizou milagres. Mas por fim Cristo separou-se de Jesus, e então Jesus sofreu e ressuscitou, enquanto que Cristo permaneceu impassível, visto que era um ser espiritual
     O relato que Epifânio faz da heresia em sua refutação de todas as heresias é substâncialmente o mesmo, exceto que ele identifica o divino EON que desceu sobre o homem Jesus como "O ESPÌRITO"  em vez de  "CRISTO".  A essência do erro de Cerinto era essa separação que fazia entre o homem Jesus e o Cristo ou Espírito divino. Irineu se refere de novo a isso mais tarde, quando alude aos que separam Jesus de Cristo, assegurando que Cristo ficou impassível,  mas que foi Jesus que sofreu, e ainda que , o Filho do Criador foi certamente um, mas o Cristo de cima outro, que também continua impassível, descendo sobre Jesus, o Filho do Criador, e se foi de volta a seu pleroma.
     Compreendemos mais prontamente os argumentos de João como dirigidos contra o cerintianismo Ele o define como uma negação de que Jesus é Cristo( I João 2:22).  Mais precisamente, é uma negação de que Jesus é Cristo vindo em carne (IJoão 4:2,3; 2João 7). João vai além em sua refutação de Cerinto quando descreve Jesus como aquele que veio por meio de água e sangue (I João 5:6).  Cerinto ensinava que o Cristo desceu sobre Jesus depois do seu batismo e partiu dele antes da sua morte; João, ao contrário, afirma que Jesus Cristo, uma só pessoa, passou pelo batismo e pela morte.
     JESUS É O CRISTO VINDO EM CARNE
     Longe de vir sobre Jesus no batismo e deixa-lo antes da cruz, o Cristo veio realmente em carne e nunca o deixou de lado. Confessar a Jesus, no parecer de João, só pode significar uma coisa, a saber, confessá-lo como Cristo vindo em carne. Esses hereges ensinavam ( como ensina a nova era) que o Cristo, um AEON divino, desceu sobre o homem Jesus em seu batismo, retirando-se dele antes de sua morte. João repudia essa doutrina. Não foi que o Cristo veio para  a carne de Jesus , mas que Jesus era o Cristo vindo em carne. João chama os muitos falsos profetas(IJoão 4:1), de muitos enganadores(João 7), os quais não confessam que Jesus é o Cristo vindo em carne, ... e que a fonte de inspiração é o espírito do anticristo(IJoão 4:3), que estar encarnado em muitos anticristos, isto é, falsos profetas(IJoão 2:18,22).
     JESUS CRISTO VEIO POR MEIO DE ÁGUA E SANGUE
     Como vimos Cerinto e seus seguidores, distinguiam entre Jesus e o Cristo, sustentava que Jesus era um mero homem, nascido de José e Maria em núpcias naturais, sobre quem o Cristo desceu no batismo e de quem o Cristo saiu perante a cruz. De acordo com essa teoria dos falsos mestres, Jesus foi unido ao Cristo no batismo,  mas ficou separado de novo diante da cruz. Foi para refutar este erro fundamental que João, sabendo que Jesus é o Cristo antes e durante o batismo e  durante e  após a cruz, descreveu-o como aquele que veio por meio da água e sangue. Não somente com água, diz João, visto que os hereges concordavam que ao menos ele era o Cristo em seu batismo, Mas com água e com sangue(IJoão 5:6). Aquele que veio desse modo era Jesus Cristo.
     E O Espírito é o que dá  testemunho. É Ele que sela em nosssos corações o testemunho da água e do sangue. As três testemunhas, O ESPIRITO, A ÁGUA E O SANGUE, estão em perfeito acordo. A importância das três testemunhas é que, segundo a lei, nenhuma acusação poderia ser proferida contra um homem no tribunal a menos que pudesse ser confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas(Dt 19:15, Jo 8:17,18). Em contraste com o verso 6, o Espírito é colocado aqui como a primeira testemunha, em parte porque, das três, o Espírito é a única testemunha VIVA E ATIVA, e em parte porque, a água e o sangue não são testemunhas sem Ele; ao passo que Ele é independente deles, testificando neles e fora deles.
     O CRISTO PARA OS  ADEPTOS DA NOVA ERA
     Jesus de Nazaré e Cristo são duas pessoas distintas. O homem Jesus não é o Cristo. Eles dizem que o Cristo habitou em Hercules, Buda, Hermes, Zeus, Mitra, Krishna, Jesus etc. Frequentemente os adeptos da nova era falam de Jesus como  iogue, guru ou avatar. David Splangler considerado profeta, explica detalhadamente o relacionamento do anticristo com lúcifer e porque lúcifer será adorado: Cristo é a mesma força que lúcifer... lúcifer prepara o homem para a experiência da Cristificação...(ele é) o grande iniciador... lúcifer opera, dentro de cada um de nós para nos conduzir à inteireza, e à medida em que avançamos para uma nova era. Cada um de nós, de alguma maneira, é levado àquele ponto que eu chamo de iniciação luciferiana...que muitas pessoas hoje, e nos dias porvir, experimentarão, pois é uma iniciação à nova era. Assim o mundo passará por uma iniciação luciferiana que o levará a adoração a satanás. Para os nova erenses Jesus foi apenas um dos muitos mestres que tiveram papel importante de auxílio no processo evolutivo da humanidade. Jesus seria um ser de alto desenvolvimento crístico e por isso acabou sendo conhecido como Jesus Cristo. Para eles Cristo é um nível evolutivo que qualquer um pode alcançar e que está potencialmente dentro de cada ser existente.
     Lauro Trevisan declara o seguinte: Lucas narra que, ao receber o batismo de João, desceu o Espírito Santo sobre Jesus, em forma corpórea de uma pomba, e do céu veio uma voz: Tu és meu filho amado, eu, hoje, te gerei(Lc 3:21,22). Nesse momento, era gerado o Cristo, o Filho de Deus. A partir deste instante, já não era mais apenas Jesus. Era o Cristo, o iluminado, o messias,o salvador.Ao contrario do que diz Trevisan, a Bíblia afirma que Jesus já era o Cristo ao nascer. A palavra de Deus afirma. E hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que É (não será) Cristo, o Senhor(Lucas 2:11). A promessa que Deus fez a Simeão foi que: Ele não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor(Lucas 2:26).  Quando  Simeão foi ao templo movido pelo Espirito Santo,  tomou o menino Jesus em seus braços e lovou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação (Lucas 2: 27,28).