Páginas

sábado, 19 de fevereiro de 2011

JESUS O DEUS ABSOLUTO

Há muitos inimigos da verdade que não acreditam que Jesus é Deus. A pergunta que lhes vem a mente é: Como Jesus pode ser Deus se ninguém jamais viu a Deus ? Citam II TM. 6:16 “o único que possui imortalidade que habita em luz inacessível, a quem homem jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém”. Citam ainda João 1:28 – Ninguém jamais viu a Deus.
A verdade é que ninguém viu a Deus na sua forma concreta. Foi o que Jesus disse: Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma (didos no grego, significa forma ou aparência externa), salvo aquele que vem de Deus (Jesus); Este o tem visto. (Jô. 5:37 b, 6:46b).
Portanto Jesus é o único que viu a forma ou a aparência externa de seu Pai. Mas e a forma concreta do Filho de Deus, sua aparência exata, quem foi que a viu ? aqui estar o grande problema para aqueles que pensam que a aparência exata do Filho de Deus foi revelada.
Paulo aos Filipenses diz que ele existe em forma de Deus( Fl. 2:6). Como alguém pode ter visto a forma de Cristo Jesus se ele existe na forma de Deus. Ninguém o viu!. Paulo continua dizendo que ele a si mesmo se esvaziou (a palavra grega para esvaziar significa , também , tornar nulo ou invalidar).
O que ele anulou foi a forma de Deus, e “assumiu a forma de Servo, tornando-se em semelhança de homem e reconhecido em figura humana” (Fl. 2:7). A figura humana não é a forma de Deus, mas de Servo. O homem é servo e não Deus. Para Jesus; ser igual a Deus não é uma usurpação porque ele existe na forma de Deus (Fl. 2:6).

As Manifestações de Jesus

Todos nós concordamos que os discípulos estavam familiarizados com o Jesus histórico; o Verbo que se fez carne. Como podemos ver pelo testemunho dado por eles mesmos: “O que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam com respeito ao Verbo da Vida” (I Jo. 1:1).
Depois de sua morte e ressurreição ele apareceu aos seus discípulos e eles não o reconheceram. As escrituras no diz o porque, veremos. O testemunho de João é que Jesus estava na praia, e os seus discípulos não o reconheceram. E que Jesus falou com Maria Madalena, mas ela também não reconheceu que era ele (Jo. 21:4, 20:14). Lucas nos informa que Jesus se aproxima de dois discípulos que estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, e que os seus olhos, estavam como que impedidos de o reconhecer (Lc. 24:15,16). Por que eles não o reconheceram ? Marcos responde: “ Depois disto manifestou-se em outra forma a dois deles que estavam de caminho para o campo” (Mc. 16:12). Cristo manifestou-se a eles em outra forma (aparência externa).
No grego outra é “ÈTERO”, ou seja, outra no sentido de diferente. Não era a mesma forma da qual eles estavam familiarizados antes de sua morte, mas uma forma completamente diferente. Paulo fala exatamente dessa que os discípulos tinham com o Cristo encarnado e da relação que eles devem ter com o Cristo ressurreto.
Assim que, nós daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo (II Cor. 5:16). O Cristo que eles conheciam era o Cristo carne, que podia ser visto e apalpado; Paulo diz que agora eles devem conhecê-lo de outro modo. O Cristo que conhecemos é espiritual, segundo o espírito.
Assim sendo, nenhuma daquelas formas, a da encarnação e as das aparições, depois de ressurreto, é a forma concreta de Cristo. Alguns hereges por não crer ser
Jesus, Deus, afirmam que João viu a forma exata de Jesus, e que estar registrada no livro da revelação ou apocalipse. Em AP. 1:13-16, João na sua visão, fala de um semelhante a filho do homem, com vestes talares e cingindo, à altura do peito com cinta de ouro e sua cabeça e cabelos eram brancos como a alva lã, como a neve; os olhos, como chama de fogo; os pés semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como de muitas águas, e da sua boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. Será esta a verdadeira forma de Cristo. No mesmo livro, João vê numa nuvem branca, sentado, um semelhante ao filho do homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada (Ap. 14:14). João faz uma descrição completamente diferente da visão anterior do Cristo. Qual então é a forma exata do Cristo, o Filho de Deus? Uma outra descrição de Cristo, mais diferente ainda se encontra em Ap. 19:12,13,15,16, vejamos: os seus olhos são chamas de fogo; na sua cabeça há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, se não ele mesmo. Está vestido com um manto tinto de sangue, sai da sua boca uma espada afiada; tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: Rei dos reis e Senhor do senhores.
Qual dessas é a forma concreta de Cristo, a primeira que mostra o Cristo mais mistificado, ou a segunda mais simples, sentado numa nuvem, ou o cavaleiro e seu cavalo, com o manto tinto de sangue e com muitos diademas na sua cabeça ? Atentemos pois ao testemunho do próprio João. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é (I Jo. 3:2).
Nós sabemos que somos filho de Deus, mas não sabemos o que haveremos de ser. Sabemos que seremos semelhantes a Ele (Jesus Cristo), só quando ele se manifestar. Se nós soubéssemos como ele é, também saberíamos o que seremos, uma vez que, seremos semelhantes a Ele. A nossa semelhança a ele se dará quando ele se manifestar. E nos dará capacidade de vê-lo como ele é. Qual é a forma exata de Cristo? Eu não sei, sei porém, que quando ele se manifestar serei semelhante a Ele.
As duas revelações, a de Cristo e do nosso estado final, serão feitas simultaneamente. Cristo não existe só na forma de Deus, Ele é também a expressão exata do seu ser (Hb. 1:3). Expressão exata, a palavra grega é karactér, de onde vem a palavra caráter. Assim sendo Jesus Cristo é Deus tanto na sua forma externa quanto na natureza interior ou no seu caráter.
A forma concreta de Jesus Cristo, não pode ser encontrada, nem na encarnação, nem nas suas manifestações depois de ressurreto, nem na revelação dada depois da sua ascensão e entronização aos céus. Mas será dada na sua manifestação a igreja, por que assim como Ele é nós seremos.
Concluo dizendo: “Ninguém jamais viu a Jesus Cristo. Por que ele é o Deus imortal e que habita em luz inacessível. A ele honra e poder eterno. Amém!