Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O NOVO NASCIMENTO

No capítulo 3:1-12 do livro de João, temos o relato da conversa de Jesus com um mestre religioso do farisaísmo, acerca do novo nascimento.

NASCER DO ESPÍRITO

Se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus (Jo.3:3b).
Não te admires de te ter dito: importa-vos nascer de novo (Jo.3:7).
Nascer de novo é nascer do céu. (obs.: a palavra grega “ANOTEN” significa de novo, de cima, do alto, do céu).
Jesus estava se referindo ao nascimento do Espírito: “o que é nascido do Espírito é Espírito” (Jo.3:6b). Nascer do Espírito, é nascer da verdade de Deus (Jo.1:13).


NASCER DA CARNE

O que é nascido da carne é carne (Jo.3:6 a). Nascer da carne é nascer da vontade do homem (Jo. 1:13). Exemplo: “Coabitou Adão com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim.” (Gn.4:1).
O relacionamento entre o homem e a mulher gera a vida carnal, assim como o relacionamento entre o homem e Deus, gera a vida espiritual.

O CONTRASTE ENTRE ADÃO E JESUS

Em 1Co.15:47-49, Paulo faz o contraste entre Adão, a quem se refere como o primeiro homem, e Jesus, evidentemente é o segundo homem.
Adão cuja origem é terrena, foi formado da terra, é carne, trouxe a imagem do que é terreno. Jesus é do céu e trouxe com ele a imagem do que é celestial.
Nós temos duas origens; da terra (como descendente de Adão) e do céu (através do novo nascimento, pela fé em Jesus Cristo). Com Adão trouxemos a imagem do que é terreno em Jesus Cristo, devemos trazer também a imagem do que é celestial.
Devemos ter em mente, que quando Jesus falou a Nicodemos sobre o novo nascimento, ele tomou de questões terrenas, para que ele compreendesse assuntos espirituais.

O CONTRASTE ENTRE A SEMENTE HUMANA E A DIVINA

Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas da incorruptível, mediante a palavra de Deus (1Pe.1:23).
A palavra grega para semente é “Sperma” como em 1Jo3:9, mas Pedro usou a palavra Spóras. Ambas tem o mesmo sentido e ambas foram usadas no mesmo versículo de 2Co.9:10.
A semente corruptível, é o esperma humano, a semente incorruptível, é a Palavra de Deus. No nascimento carnal, quem concebe é a nossa mãe; no nascimento espiritual homem e mulher pode conceber a palavra de Deus.

A FORMAÇÃO DO HOMEM NO VENTRE MATERNO

Uma vez que a mulher conceber o esperma humano, o óvulo é fecundado; começa a formação do novo ser no ventre materno. A substância ainda informe,(o embrião) passa a ter a sua forma concreta, antes do nascimento; ainda no ventre.
Davi fala da sua formação no ventre de sua mãe no Sl.139:13-16.

A FORMAÇÃO DE CRISTO NO INTERIOR DO HOMEM

Paulo ao falar dos seus sofrimentos pelos cristãos gálatas, ele usa a figura de uma mulher grávida com dores de parto, perto de dar á luz, mas que, a criança m
Não está totalmente formada para vir a esta mundo.
Paulo deseja que Cristo seja formado no interior de cada crente, enquanto isso não acontece, ele sofre, como sofre uma mulher que está perto de dar à luz.
Carinhosamente ele chama os gálatas de “meus filhos”(Gl.4:19). “De novo sofro”; significa que Paulo já havia sofrido antes pelas conversão dos gálatas, agora ele sofre, até ser Cristo moldado ou tome uma forma concreta em cada crente.
Paulo havia pregado o evangelho aos gálatas (Gl.4:13), ele desejava que Deus revelasse seu filho através de cada crente, assim como Deus o havia revelado (Cristo) por meio dele (Paulo) Gl.1:16 a.
Aprouve (Deus) revelar seu filho em mim, foi o que Paulo disse “em mim” e não “a mim”.
Em Colossenses Paulo diz que Jesus é a imagem do Deus invisível (Cl.1:15 a).
Formar Cristo em nós é formar a imagem de Deus ao homem; imagem essa que foi manchada por causa do pecado (Gn.1:26,27).
Ele é o restaurador da imagem divina, o homem que foi criado segundo a imagem de Deus, precisa ter a imagem divina restaurada em seu ser.
O Desejo de Deus não é apenas fazer com que Cristo viva no crente, ou revelar Cristo ao crente, mas também revelar Cristo através de cada crente.
Como disse Paulo aos Coríntos: “Para que a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal” (2Co.4:11b). Assim sendo; ”logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”(Gl.2:20 a).

A NOSSA PARTICIPAÇÃO DA NATUREZA DIVINA

Depois que concebemos a semente incorruptível, que é a palavra de Deus surge a nova vida em formação, Cristo passa a ser formado em nosso interior. Essa nova vida é Cristocêntrica.
Passamos a participar da natureza do próprio Deus, como participamos da natureza humana. O cristão que antes nasceu da carne, nasce também do Espírito, ele participa das duas naturezas, a humana e a divina.
Participar da natureza divina, traz como resultado, o livramento da corrupção das paixões que há no mundo (2Pe.1:4b).
A oração de Paulo é “para que sejais tomados de toda plenitude de Deus (Ef.3:19).
Deus é o conteúdo em que o cristão deve ser cheio.

O NOSSO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Todos nós crescemos tanto em estatura, quanto em conhecimento. Passamos pela fase em que o nosso alimento era líquido (leite) e depois sólido. O leite é para crianças, mas sólido é para adultos.
A criança, disse Paulo, é inexperiente, porém o adulto é aquele que têm as suas faculdades mentais exercitadas, sendo capaz de discernir tanto o bem quanto o mal (Hb.5:13,14).
Paulo disse que em Coríntios havia crentes que eram ainda crianças (leite vos dei de beber), por esse motivo não pôde dar alimento sólido, porque não podiam suportá-lo (1Co.3:2).
Ele queria falar à pessoas maduras (como a espirituais), mas falou à crianças (como carnais) 1Co.3:1.
Porque as coisas do Espírito de Deus, só pode ser discernidas espiritualmente (1Co.2:14). O homem espiritual julga todas as coisas, por que ele tem a mente de Cristo (1Co.2:15-16), e nem pode ser instruído, por que ninguém pode instruir a Cristo.